2016

Instalando MariaDB e WorkBench no Ubuntu

Por Daniel Morais

Você conhece o MariaDB ?

MariaDB é um banco de dados que surgiu como uma ramificação do MySQL, criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle.
MariaDB é um avançado substituto para o MySQL e está disponível sob os termos da licença GPL v2.
O líder do MariaDB é Michael ‘Monty’ Widenius, o fundador do MySQL e da Monty Program AB.O projeto mantém os seus próprios patches de segurança situados no core de MySQL. Para cada versão do MariaDB os desenvolvedores também incluem todos os patches de segurança do MySQL e suas melhorias, caso necessário. Quando problemas de segurança críticos são descobertos, os desenvolvedores imediatamente preparam e distribuem novas versões do MariaDB para obter as correções o mais rápido possível.
Muitos dos problemas de segurança encontrados no MySQL e MariaDB foram encontrados e relatados pela equipe MariaDB.
MariaDB é mantido atualizado com a última versão do MySQL e irá funcionar exatamente como MySQL. Todos os comandos, interfaces, bibliotecas e APIs que existem no MySQL também existem no MariaDB. Não há necessidade de conversão de dados para exibir MariaDB.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MariaDB
Nesta vídeo aula vou mostrar como Instalar o MariaDB e o WorkBench (administrador de base de dados MySQL Server/MariaDB) no Linux Ubuntu.

The following two tabs change content below.
Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.